terça-feira, 3 de abril de 2012

Missionárias deixam Mali por orientação da Embaixada brasileira

As missionárias Veralucia Rocha e Gabriele Santos já deixaram o Mali, conforme orientação que receberam da Embaixada do Brasil em Bamaco. Veralucia seguiu para o Senegal no sábado (31), e a previsão é que Gabriele aterrisse em solo brasileiro na tarde desta segunda-feira (2). Elas ficarão fora do país por tempo indeterminado.

A jornada de Gabriele de volta para casa também começou no sábado, quando, segundo ela, um grupo de brasileiros também deixou o Mali, país africano que sofreu um golpe de Estado no dia 22 de março.

“Graças ao bom Deus, no meio da confusão, consegui pegar o avião para o Marrocos, e terei mais duas paradas pela frente”, disse Gabriele, que também informou que o aeroporto internacional de Bamaco só reabriu na terça-feira (27), mas que nem todas as companhias aéreas estavam realizando voos para o Mali, por isso a missionária só conseguiu começar a viagem de volta para o Brasil anteontem.

No Mali, o chefe da junta militar, capitão Amadou Sanogo, anunciou o restabelecimento da Constituição, que havia sido suspensa dias antes, e prometeu devolver o poder aos civis.

Sanogo sucumbiu à pressão da comunidade internacional, que vem pressionando o novo governo com ameaças de sanções ao país, que não tem saída para o mar e precisa de importações.

O golpe de Estado aconteceu em meio à insatisfação dos militares com o governo do presidente Amadou Toumani Touré, que não estaria fornecendo armas e mantimentos para os soldados envolvidos no conflito com rebeldes tuaregues no norte do Mali.

Por Willy Rangel
Com informações de agências internacionais
www.jmm.org.br

Nenhum comentário: