quarta-feira, 29 de junho de 2011

Esboço do Projeto Cristolândia na Cracolândia em SP

Foi um INEXPLICÁVEL feriado emendado com o fim de semana na fria capital de São Paulo. Aproximadamente 30 pessoas, sendo grande parte da Juventude Memorial, participaram do Projeto Cristolândia ali na Cracolândia, denominação popular para uma região no centro da cidade de São Paulo.

A mera tentativa de descrever qualquer coisa que retrate parte da experiência vivida ali durante esse período remete às lágrimas pelo embaraço imenso (por onde começar?) e grande pesar por lembrar do que lá se vê ("recordar é viver") e de como ainda há TANTO a fazer. 

Localizada no centro de São Paulo, a Cracolândia é uma ferida aberta e revela o terror do universo dos drogados no estado mais bruto. Em alguns pontos, os viciados tomam completamente o espaço público, calçadas e ruas, chegando a dificultar o trânsito de carros. O vai e vem é interminável. Diante do quadro de penúria dos corpos mutilados pelo crack, tem-se a impressão de estar diante de zumbis. A droga descola as pessoas da realidade. Luz ou noite, tudo igual. Passam dias sem comer ou dormir. O pouco que resta do raciocínio é totalmente devotado ao esforço de obter mais droga. 

Pode-se até imaginar por meio de imagens e reportagens o que é a noite (e o dia também) na Cracolândia, o reduto do crack, no centro velho de SP... mas não se entende DE FATO o que seca a boca e angustia a alma dos resquícios humanos que por ali rastejam à procura de droga. São flagrantes de um mundo em decomposição onde a dignidade espiritual, social e física derretem. A Cracolândia é um ensaio da barbárie que suspira no ventre do país; um inferno escuro para o qual só há uma única solução que promete transformá-lo em parque luminoso.

É onde entra o Projeto Cristolândia com a promessa de combate renitente à escravidão da droga com a ÚNICA arma eficaz, capaz de transformar uma vida escravizada - JESUS (e eu não estou falando de religião)!!! 

Na mente dos missionários atuando no local está a certeza de que o Projeto nasceu no coração do Senhor, pois foi em cenários parecidos que Jesus atuou quando cruzou os limites das colônias de leprosos e das áreas marginalizadas durante Seu tempo entre nós. 

Caminhar lado a lado com a população de rua, demonstrando interesse por suas vidas é essencial para que o projeto continue se desenvolvendo. Os frutos que surgem precisam de um acompanhamento diário, sendo, em sua maioria, encaminhados para casas de recuperação, onde também recebem o discipulado. No trabalho com marginalizados, não basta retirar as pessoas das ruas. É necessário alcançar o cerne do problema, sem sombra de dúvida espiritual.


Paralelamente ao trabalho espiritual, os missionários realizam atendimentos sociais, tais como refeições, cortes de cabelo e orientações médicas. Como resultado desse período de atuação, algumas pessoas já se decidiram por Cristo e com gratidão doam suas vidas na obra pra ganhar amigos e colegas de rua pra Jesus.

Foi muito LINDA e INESQUECÍVEL a oportunidade de trabalho durante esse breve tempo no maravilhoso Projeto Cristolândia na Cracolândia, permitindo que Jesus atuasse na minha vida, coração e "frescuras", e fizesse coisas INCRÍVEIS através (e apesar) de mim.

A DEUS toda a Honra e Glória!!!!!!!!!!!!!!!
por Ângela Christina Néris
Assista o vídeo com as imgens da viagem a Cristolândia.



Um comentário:

Telas do meu acervo disse...

Trabalho abençoado e abençoador.Precisamos orar p missionários que realizam este trabalho e contribuir no que estiver ao nosso alcance. Que o Senhor abençõe a todos.