quarta-feira, 29 de junho de 2011

A CONTAMINAÇÃO PELO CAFÉ

Outro dia recebi um e-mail bem interessante. Trazia a história de uma jovem desesperada por sua vida, já que tinha perdido o controle de tudo: foi demitida, o relacionamento acabou, não tinha amigos e estava afogada em dívidas. A tal jovem foi pedir conselho ao pai no ambiente de trabalho dele, que era chef de cozinha.

O pai ouviu atentamente o desabafo da filha e, por fim, colocou uma cenoura, um ovo e um pouco de pó de café em frente à jovem. Ele perguntou: "o que você vê?". Ela descreveu os produtos. O pai, então, os colocou dentro de 3 panelas diferentes e com o mesmo ponto de fervura da água.

Alguns minutos depois ele fez a mesma pergunta: "o que você vê?". Ela não entendeu mas, mesmo assim, o pai prosseguiu: "os 3 produtos foram colocados diante da mesma dificuldade (a água fervente) e cada um teve um comportamento diferente. A cenoura, que antes era dura e inflexível, se tornou macia e quebradiça. O ovo que era frágil, teve seu interior modificado, ficando mais resistente. E o pó de café foi o único que não foi modificado, mas foi capaz de modificar a água. No momento de maior dificuldade, ele soltou o seu melhor aroma e atingiu o seu melhor sabor".

Diante disso, cabe entendermos nosso papel como cristãos de não nos contaminarmos com o mundo que está indo de mal a pior. Mas sim, nós "contaminarmos" nosso trabalho, nossa escola, nossa comunidade com o significado do amor de Deus em nossas vidas para que outras pessoas possam entender, formar opiniões e abraçar a contracultura crista.

Os sinais dos últimos dias estão aí. A mídia a toda hora traz novos fatos que nos levam a pensar sobre a proximidade da volta de Cristo. Nicarágua, município costeiro de Tola, comunidade de El Palmar, 15 de junho de 2011. Um bebe 2 meses de vida pronuncia as primeiras palavras e pede água aos pais. Camponeses locais atribuem o acontecimento ao fim dos tempos.

Não precisamos ir longe para conferir fatos inusitados e na degradação de nossa sociedade. Plano Piloto: levantamento da Polícia Militar mostra que na Asa Norte e na Asa Sul existem 11 pontos com altos índices de criminalidade. Em menos de 1 mês, 4 mulheres foram feitas reféns na 711 sul, 1 jovem foi estuprada na 208 norte, outra foi sequestrada na 516 sul e violentada em Sobradinho.

Não e difícil encontrar nas ruas, perto de nossas casas, mendigos sujos dormindo no asfalto, sem cobertas e agasalhos. Sem nenhuma perspectiva de vida. Prontos a matar para sustentar o vício das drogas. Tremendo....não por causa do frio, mas sim pelos efeitos causados pelo crack. Isso sem falar no Óxi, uma droga mais viciante que o crack e que já esta se popularizando nas ruas do Distrito Federal.

Muitos desses mendigos têm estórias. Nas ruas, existem pais de família, com nível superior, que vieram de outro estado em busca de trabalho, mas não encontraram nada e, deprimidos, caem nas bebidas e nas drogas. Diante disso, somem das famílias com vergonha, e vão parar nas ruas.

É tempo irmãos. E hora de missões. A igreja deve cumprir seu papel de buscar almas. Que possamos ser como o pó do café para transformarmos a realidade de nossas ruas, não só para restaurar a realidade dos cidadãos esquecidos, mas para restaurar seus corações.
Por Aline Bastos

 

Nenhum comentário: