segunda-feira, 4 de junho de 2012

Carta Missionária - Pr. André e Verônia Bahia - Projeto Por um Novo Haiti



  Queridos amigos parceiros Por um Novo Haiti,

« Fortifie-toi ET prends courage? Net’effaraie point ne t’épouvante point, car l’Éternel, ton Dieu, est avec toi dans tout ce que tu entreprendras ».

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. (Josué 1:9)

Entramos no segundo mês que chegamos ao Campo e louvamos a Deus, porque neste período aqui no Haiti temos visto, a cada dia, o cuidado do Senhor por nossas vidas! O processo de adaptação cultural está acontecendo e embora algumas coisas nos pareçam difíceis, a Palavra do Senhor é o nosso conforto. Pois, como no verso acima, traz à nossa memória de que foi o Senhor quem nos mandou para cá e que Ele mesmo, vai estar conosco onde quer que estejamos.


Nosso primeiro mês foi dedicado à busca de nossa moradia, escola para as nossas pequenas, carro, visto de residência e um professor para aprendermos o francês. E, graças a Deus essas coisas estão praticamente, resolvidas. No último dia 28 de maio, fechamos o contrato de locação da nossa casa, e em 25 a 30 dias estaremos nos mudando. É uma casa nova, que está na fase final de acabamento. O Senhor é muito bom e nos reservou uma casa onde seremos os primeiros a morar. Agradecemos aos irmãos, que em oração, nos ajudaram nessa batalha! Louvado seja o Senhor!

A escola das meninas só começa no final de agosto para início de setembro. Vimos uma escola cristã e temos boas indicações. Dia 29 de maio começamos nossas aulas de francês. Nós e as menininhas estamos  estudando. As aulas acontecerão de terça a sexta, três horas por dia. Nosso desejo é que ao começar o ano letivo aqui, nossas pequenas já estejam familiarizadas com a língua. Continuem orando por nós para que o Senhor nos capacite no aprendizado desse idioma!
O Senhor nos deu o privilégio de conhecermos uma família brasileira, também missionária, da Igreja do Evangelho Quadrangular. E no dia 04 de maio saímos juntos para comemorar o aniversário de Virgínia. Foi um momento muito agradável!

Os desafios aqui são grandes! E o que dizer de ir cortar o cabelo sem dominar o idioma? Foi um momento tenso, mas graças a Deus, no final tudo ocorreu bem. Só precisamos dar um jeitinho quando chegamos em casa. Ufa, ainda bem que deu pra consertar!

No sábado, dia 12 de maio, fomos participar do culto no Batalhão Brasileiro e André foi o mensageiro, trazendo assim, uma palavra encorajadora sobre a Missão que o Pai nos deu. Foi um momento de refrigério, cantar em português, ouvir a mensagem em português... Falar e ouvir e entender tudo. Obrigada, Senhor!

Esse contato com os militares brasileiros só nos faz enxergar o cuidado de Deus por nós. Ele separa alguns para estar mais perto, nos dando todo o auxílio necessário que precisamos. Retornamos na semana seguinte para tomar a segunda dose da medicação contra a cólera.

Na quinta-feira, 17 de maio, nosso coordenador chegou aqui ao Haiti. Ele veio para ver como estávamos, conversar um pouco conosco e apresentar alguns desafios do campo ao pastor Fabiano, coordenador do Projeto Voluntários Sem Fronteiras, A idéia é que em breve venha uma turma de Radicais para cá. Na sexta, dia 18, enquanto conhecíamos alguns lugares de grandes necessidades e que os Radicais podem atuar, vimos algumas manifestações em comemoração ao dia da Bandeira. Por todo lugar era possível ver escolas festejando com alegria, a Bandeira do seu País.

No dia 19 fomos conhecer o PEPE de Petit Goave. Aqui no Haiti, já temos dois funcionando. Este, que está em uma Montanha, e o outro em Cotah. Lá conhecemos o pastor, o missionário educador e alguns dos desafios existentes para que haja um bom funcionamento do PEPE. O pastor testemunhou que o PEPE tem sido bênção na vida das crianças e de suas famílias e que as crianças amam estar no PEPE. A foto ao lado, é o templo construído com a ajuda de nossas igrejas brasileiras.

No último sábado desse mês fomos auxiliar uma ação comunitária, realizada pelo nosso Exército Brasileiro, em comemoração ao Dia das Mães, num bairro chamado Cité Soleil. Aqui no Haiti, a comemoração acontece no último domingo de maio. A atividade foi marcada por palestras às mães e oficinas recreativas para as crianças. Tivemos cerca de 60 mães e 120 crianças participando. 

E, no domingo 27 de maio, André pregou numa igreja em Canaã com auxílio de uma intérprete. A igreja estava comemorando seu aniversário e tinha como texto base: Salmo 118:24. Foi um momento muito bom de reflexão. Ao final, as crianças nos cercaram e ficaram pegando na nossa mão, braço e cabelo. Acho que elas queriam ter certeza de que éramos de verdade!

MOTIVOS DE ORAÇÃO

·         Louve ao Senhor pela resposta de oração com relação à negociação e aluguel da nossa casa.

·         Louve ao Senhor pela resposta de oração com relação aos professores de francês (para nós e para as meninas).

·         Continuem orando pela saúde da Sarinha, pela recuperação da anemia e aumento de peso.

·         Por nossa adaptação cultural e climática. O verão está para começar!

·         Por nossas filhas, para que elas se adaptem à escola.

·         Pelo aprendizado do idioma.

·         Pela conclusão das obras na casa e aquisição da mobília.

Por nossa saúde física, emocional e espiritual.

Nenhum comentário: